jump to navigation

O pequeno barro de uma candeia 11 setembro, 2009

Posted by Alysson Amorim in Uncategorized.
trackback

Cecília Meireles, na quarta capa de “Mohandas K. Gandhi: autobiografia, minha vida e minhas experiências com a verdade” Ed. Palas Athena

Conviver com os homens é mais terrível que com os deuses. E ninguém conhece epopéia mais dolorosa que a de moldar, dia a dia, clara e verdadeira, a fugitiva condição humana.

Não basta pregar: é necessário fazer, para que os homens se convençam. Não basta fazer entender: é necessário provar. No matrimônio do céu com a terra, se o céu pede à terra que suba, a terra exige que o céu baixe. Todos os mártires o sabem. E nenhum mártir se poupa.

Em fotografias pálidas, entre notícias frívolas, com o anúncio reiterado dos jejuns, Gandhi ia sendo um hábito superficial, na informação de cada dia. Os homens não viam naquele corpo sem roupa e sem carne o despojamento do mundo, das ilusões, do fortuito e alienável. Não viam que aquilo ia se reduzindo ao pequeno barro de uma candeia para a qual o importante é só a luz.

Os homens não se lembravam de que aquela figura, esquema sucinto do Homem em eterna vigília por uma humanidade melhor – era o que ensinara a Não-violência, a vitória da reflexão sobre o impulso, do espírito sobre a matéria, da vida sobre a máquina.

Anúncios

Comentários»

1. Janete Cardoso - 12 setembro, 2009

Se cada homem aprendesse primeiro a se avaliar e entendesse finalmente que a verdadeira guerra é interior e que é essa a liberdade que Cristo oferece, entenderiam que sobram poucos motivos para guerrear com o outro.

Gandhi parece mais cristão que os rotulados assim.

2. Lou Mello - 12 setembro, 2009

Era quase um anão, mas um gigante moral. (A frase não é minha e não me pergunte de quem seria. :))


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: