jump to navigation

O desastre da consciência 4 setembro, 2008

Posted by Alysson Amorim in Uncategorized.
trackback

“Queremos livros que nos afetem como um desastre. Um livro deve ser como um machado diante de um mar congelado em nós.” Kafka

A infindável discussão acerca da utilidade/inutilidade da literatura, conquanto tenha seu lugar, está um tanto distante de conceber resposta definitiva. Deixo a sala de discussões (que pressupõe a possibilidade de uma única resposta, universalmente válida) e me ponho a vagar na ameaçadora vastidão, farejando uma solução despretensiosa, válida para nada mais que minhas tripas.

Minha relação com a literatura não é (pelo menos não fundamentalmente) qual a da madame com seu colar de pérolas. Como Kafka, quero livros que me afetem “como um desastre”. Livros cujas palavras sejam o fôlego que conflagrarão criaturas interiores.

Uma metáfora quase perfeita para a literatura, esse machado kafkiano, perfurando a superfície sólida do “mar congelado” e abrindo a senda que leva ao abissal, a morada do assombroso.

O machado literário de Raskolnikov. Talvez Kafka pensasse em Dostoievski. Depois do machado no crânio da velha usurária nada seria como antes. O jovem Raskolnikov toparia com os monstros mais horrendos habitando seu próprio quintal.

Esse é o desastre que a literatura provoca em mim. O desastre da consciência.

Comentários»

1. rubens osorio - 5 setembro, 2008

Cara, é o que acontece quando gosto de um filme, penetra feito machado e me derrete, me emociona e faz pensar, refletir e agir.

2. Tamara Queiroz - 5 setembro, 2008

Apaixonei-me por tuas palavras.

Intenso: “Livros cujas palavras sejam o fôlego que conflagrarão criaturas interiores”!

B-joletas

3. Janete Cardoso - 6 setembro, 2008

Desde que o mundo é mundo, habitado por homens, procuramos nos desastres, conflitos e adversidades, nosso crescimento. Acho que os livros tem essa função mesmo. Ir moldando, transformando ou reafirmando convicções.

beijo

4. Bárbara - 6 setembro, 2008

Também gosto dos livros que causam o “desastre” da consciência.
Mas não precisam necessariamente ser radicais como a machadada.

Também adoro aqueles que chegam devagar trazendo a consciência de mansinho como uma brisa bem leve…

Apesar de que, ultimamente, não tenho provado nem um nem outro,
já que me falta tempo para ler…

😦

5. FChagas - 16 setembro, 2008

Temos organismos diversos. Inclusive “picadeiros políticos, entretendo o povo “. No entanto, em boa hora, alguém soprou: no mundo dos negócios teremos organismo mais inteligentes. Deveríamos ter um órgão pra tudo. órgão da fé, da vida, por que não um órgão legislando a consciência. quem sabe produzindo razão… é apenas uma sugestão.


Deixe um comentário

